quinta-feira, 2 de julho de 2009

TIN WHISTLE











Flauta irlandesa (também conhecida por tin whistle e pennywhistle) é uma pequena flauta de metal (geralmente cobre, latão ou estanho) ocasionalmente também de madeira, muito usada na música celta, medieval e escocesa.


Original da Irlanda, esta flauta muito se assemelha à flauta doce no que diz respeito à digitação, porém possui algumas diferenças tanto no timbre (mais claro e agudo), quanto na quantidade de furos (apenas seis). A flauta irlandesa é um instrumento simples, de resposta rápida e fácil para os aprendizes. Porém, o domínio das inúmeras técnicas utilizadas nela requer agilidade. Possui duas oitavas, controladas pela intensidade do sopro, e pode ser encontrada em diversas afinações (C, D, Bb...)
Existem várias marcas e modelos, embora as cheap whistles – um padrão mais popular e barato – sejam compostas geralmente de um corpo de metal e uma boquilha de plástico. O Instrumento geralmente e ouvido junto a um violino, concertina ou gaita de fole - instrumentos comuns na música irlandesa.
Marcas populares de flautas irlandesas incluem Waltons, Generation, Clarke, Clare, Feadóg, Susato e Dixon.
Andrea Corr (foto)– vocalista do grupo musical irlandês The Corrs;
Bridget Regan - membro do grupo musical americano Flogging Molly;Paddy Moloney e Matt Molloy - ambos integrantes do The Chieftains;Ouve-se a tin whistle numa canção muito conhecida da cantora Celine Dion chamada "My heart will go on" - trilha sonora ganhadora do Óscar do filme Titanic.






A low whistle, ou assobio concerto, é uma variação do tradicional apito estanho / pennywhistle, distinguido pela sua baixa altura e tamanho maior. É mais estreitamente associado com as performances de músicos irlandeses e dos grupos modernos, como Riverdance e Davy Spillane, e é cada vez mais aceite como uma característica da música tradicional irlandesa. alow whistle é freqüentemente utilizado para a reprodução de ares e lenta melodias. O mais comum é o baixo apito "Baixa D", campal uma oitava abaixo do tradicional D assobio. Um apito é geralmente classificado como um assobio baixo, se a sua nota mais baixa é a G acima meio C ou inferior . Apitos superiores a este são chamadas de "soprano" ou "alto" assobios quando uma distinção é necessária. Mínimo apitos operar nos mesmos princípios, e são dedos da mesma forma que os tradicionais pennywhistles e, portanto, também pertencem ao mesmo sopro instrumento família de fim-soprado fipple flautas.
Embora o tom deste instrumento varia entre os decisores, apitos baixas são geralmente caracterizados por uma mais soprosa, como flauta-som que as tradicionais apitos estanho.



Ao contrário do pennywhistle regulares, a low whistle é um parente recém-chegado a música tradicional irlandesa, e alguns criticam ele, para tentar preencher um papel musical já bem servidos pelo estanho apito e flauta irlandesa . Para outros, é visto como um "instrumento de transição" para os jogadores que procuram e, posteriormente, para aprender o aparentemente mais prestigiadas (e caros) flauta . Embora seja verdade que muitas habilidades aprendidas na low whistlwe reporte a esses instrumentos, "alguns dos maiores tocadores de música tradicional tem sido associado com o low whistle" e ajudaram a fomentar a sua reputação como um altamente versátil e respeitada instrumento de direito próprio, com um som original e evocativa. Muito como o irlandês plana-backed bouzouki, o low whiistle pode ser visto como um produto de um período em que as experiências em instrumentação foram comuns em música tradicional, e músicos procuraram diversificado e inovador meio de expressão.

2 comentários:

  1. Amigo, voce saberia me informar onde consigo comprar uma flauta igual essa do musico acima na imagem do seu blog?

    Atenciosamente!

    ResponderExcluir
  2. bom dia onde consigo comprar uma flauta wistle

    ResponderExcluir